Dispositivo realiza a medição da ingestão de álcool pelo motorista, ou seja, essa medição é realizada a partir do momento que são detectados os gases que são emitidos diretamente pela pele.

O que você acharia se soubesse que uma empresa do mercado conseguiu realizar a criação de um sensor de embriaguez que funciona diretamente integrado ao volante?

Isso mesmo que acabou de ler, pois durante as atividades exibidas no Salão de Los Angeles de Carros Conectados a startup canadense (em primeiro lugar havia possibilidade da empresa apresentar sede na Flórida, mas o governo não levou a sério o projeto, portanto a empresa foi para o Canadá, país que incentivou o estudo e a criação do sistema) Sober Steering divulgou um dispositivo que realiza a medição da ingestão de álcool, ou seja, essa medição é realizada a partir do momento que são detectados os gases que são emitidos diretamente pela pele.

Para entender melhor esse processo, primeiro precisamos explicar que a Sober Steering é uma empresa bem vista no mercado, pois ela conseguiu a marca de ficar entre as dez melhores startups por causa do Zero Tolerance System, por sinal é um projeto que desde os primeiros registros no papel, passando pelo desenvolvimento e depois a sua apresentação para o público já chegou à marca dos cinco anos.

Durante esses anos a empresa fez um projeto-piloto na cidade de Waterloo, que fica em Ontario, utilizando como base, por incrível que pareça, um ônibus escolar.

 Para entendermos processo podemos dividir nas seguintes etapas:

1.       O sensor que foi instalado no volante efetua a captura dos gases que são emitidos diretamente pela pele do motorista, sobretudo o que vem nas mãos a partir dos 5 primeiros minutos que ocorreu a ingestão alcoólica, mesmo com o veículo se movimentando. Essa medição não para de forma nenhuma, ou seja, é de uma forma continua e com isso efetua a prevenção do motorista durante todo o seu trajeto;

2.       Quando é realizada essa captura é encaminhada uma informação onde mostra que o nível alcoólico está em um nível elevado, tanto que o GPS dispara;

3.       Ao ser disparado o GPS é enviado uma mensagem para as empresas que são responsáveis pelos veículos, para as forças policiais e ainda para os próprios familiares do motorista.

Para quais tipos de veículos é destinado esse sistema?

No começo era somente para carros de empresas, mas existem planos para que todos os tipos de veículos possam utilizar esse dispositivo, mas infelizmente sem previsão de preço para o consumidor final.

Por Fernanda de Godoi

Sensor de embriaguez

Foto: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: