Depois de verificado se o pneu está ou não careca e feitas as devidas alterações, um item de manutenção que gera muita dúvida aos motoristas é a calibragem.

Você sabe qual a calibragem ideal para o seu veículo? Cada um deles possui uma calibragem ideal. Quando o pneu é calibrado errado, a pressão prejudica na hora de dirigir e o desgaste irregular acontece. Tenha cuidado também com a sobrecarga que pode ser gerada nos pneus. Ela faz com que a vida útil deles chegue a cair em 40%. Além disso, o volume do combustível gasto aumenta e aumentam os riscos de prejuízos ao restante do veículo. Por isso, sempre observe os limites de cargas do pneu.

Não se esqueça de cuidar do alinhamento e balanceamento do veículo. O carro bem alinhado tem um desgaste homogêneo de pneus e melhora a eficiência de rolamento. O alinhamento correto evita que o veículo desvie ou puxe para os lados. Realize o alinhamento cada vez que você rodar 10 mil km com ele. O balanceamento também é muito importante. Sempre que você perceber que o volante está vibrando ou que o carro está fazendo barulho diferente quando atinge certa velocidade, é hora de checar o balanceamento. Deve ser realizado pelo menos a cada 10 mil km rodados.

Anotou todas as dicas? Por fim, um detalhe que poucas pessoas sabem é que assim como os demais produtos do seu uso diário, os pneus também têm vida útil e prazo de validade. Confira se os pneus do seu caso estão dentro do prazo de validade. Não se esqueça de conferir o estepe também. Normalmente, eles são válidos por 5 anos. Para achar essa data, veja na lateral do pneu. E não se esqueça de que a cada 10 mil km rodados é necessário realizar o rodízio de pneus. Caso seja preciso, isso pode ser feito com menos tempo.

Como você pode notar os cuidados com os pneus não são difíceis de serem realizados, mas são essenciais para a segurança do veículo. Fique atento!

Gostou das dicas? Visite-nos sempre para ficar por dentro de todas as novidades do blog.

Por Milena Godoy

Manuten??o pneus

Foto: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: